Caio Bela Vista OH-1313 da CMTC - 1º ônibus brasileiro acessível para cadeirantes

Trago agora para vocês essa raridade. Além de ser um lindo Bela Vista da querida CMTC, ele possui um diferencial que é motivo de orgulho para todos. Esse carro foi o 1º ônibus brasileiro acessível para cadeirantes e para pessoas com mobilidade reduzida.
Todas as adaptações foram realizadas na própria CMTC ( colocação da porta central e elevador, feito artesanalmente ) , sem contar o piso anti-derrapante e espaço reservado para cadeira de rodas.
Essas adaptações ocorreram em 1981, época em que havia grande pressão de pessoas com necessidades especiais. Elas queriam ser tratadas como pessoas comuns, exercendo o direito de ir e vir, coisa que em ônibus mais antigos era quase impossível.
Mesmo com essa atitude pioneira, pouco mudou a situação de veículos adaptados nos anos seguintes. Apenas em 1994 foi criada uma lei que exigisse das empresas pelo menos um carro adaptado por linha, o que era muito pouco.
Hoje não se sabe a condição do 594. Certamente já foi consumido pela ferrugem como os outros veículos da época, abandonados em pátios e ferros-velhos. Se ainda existisse, seria um integrante ideal para ser exposto no Museu de Transportes de SP. O "único" que ainda resta ( a miniatura, claro! ) está representado a seguir:
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
*Obs.: Alguém saberia informar se houve algum outro adaptado na CMTC rodando junto com o 594 nessa época? Deixem nos comentários!

5 comentários:

  1. Sem dúvidas,o melhor que vc já fez!E seria muito bom se esse carro ainda existisse,né?

    ResponderExcluir
  2. sera q vc poderia me enviar o desenho pro meu e-mail:desenhosdeonibusdojons@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ola amigao!!!Parabens!!! Ficou dez,lembra do Caio Bela Vista I FNM a CMTC teve um,na verdade foi uma das primeiras empresas a usar,vou te mandar por email.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal,belo blog e ótimas postagens,gostaria que vcs colocassem meu banner ali do lado,já coloquei o banner de voces no meu blog.Visitem onibusdospampas.blogspot.com
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. só este carro mesmo, só no inicio dos anos 90 o carro 4574 da CMTC foi adaptado nos mesmos moldes deste carro.

    ResponderExcluir